Que a mulher enfrenta uma grande variedade de desafios na saúde, não é novidade. A rotina movimentada e as muitas responsabilidades podem se tornar um empecilho para o autocuidado. No entanto, é de suma importância prevenir e conscientizar-se sobre doenças que acometem, na grande maioria das vezes, mulheres.
Confira a seguir algumas doenças que são mais comuns entre o público feminino.
ENDOMETRIOSE
Condição dolorosa em que o tecido semelhante ao revestimento do útero cresce fora do útero.
Os sintomas incluem:
- Dor pélvica intensa;
- Períodos menstruais irregulares;
- Dificuldade para engravidar.
Embora a causa exata seja desconhecida, fatores genéticos e hormonais podem desempenhar um papel importante. O tratamento pode incluir medicamentos para aliviar a dor, terapia hormonal etc. Um médico deve ser consultado.
CÂNCER DE MAMA
É uma das formas mais comuns de câncer entre as mulheres.
Os sintomas podem incluir:
- Nódulo no seio;
- Mudanças na forma ou tamanho do seio;
- Secreção mamilar anormal.
A detecção precoce é fundamental para um prognóstico positivo; por isso, é recomendado o autoexame regular das mamas, mamografias e exames clínicos. O tratamento pode envolver radioterapia, quimioterapia, terapia hormonal etc., a depender do estágio.
FIBROMIALGIA
É uma condição crônica que causa dor generalizada e sensibilidade nos músculos e tecidos moles.
Outros sintomas incluem:
- Fadiga;
- Distúrbios do sono;
- Dificuldades cognitivas.
Embora a causa exata seja desconhecida, fatores como genética, infecções e trauma físico podem desempenhar um papel. O tratamento geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, incluindo medicamentos para alívio da dor, terapia física e terapia cognitivo-comportamental.
O CUIDADO CONSIGO É A MELHOR FORMA DE RECEBER AMOR
Mais do que estar atenta aos sintomas, é muito importante praticar o autocuidado. A prática de exercícios físicos, por exemplo, pode ser essencial para prevenir muitas doenças. Cuide-se!
Cevallos Análises Clínicas